Questão 34 do Concurso Fundação para o Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista (FUNDUNESP) - Engenheiro de Segurança - VUNESP (2013)

Os acidentes de trabalho devem ser objeto de criteriosa análise e aprofundado estudo no âmbito dos sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho. Um método possível de ser utilizado é o da Árvore de Causas, que

  • A busca, mediante representação gráfica, mostrar as relações entre os antecedentes de caráter natural ou produto de interferência na rede de causalidade do acidente de trabalho.
  • B tem como objetivo a identificação de comportamentos de operadores e gestores que provocaram as anomalias impossíveis de serem assimiladas pelas defesas do sistema, permitindo chegar, também, à causa raiz.
  • C ostenta, como principal contribuição, a segregação dos antecedentes de caráter coletivo, sistêmicos e individuais, que foram determinantes na rede de causalidade do acidente de trabalho.
  • D tem base sistêmica, opera com duas classes de antecedentes, estado e variação, e busca, com suporte no raciocínio lógico, construir um quadro representativo da rede de causalidade do acidente de trabalho.
  • E ao considerar, como critério de encadeamento entre os antecedentes, a necessidade e a suficiência, permite a adoção de probabilidade e o cálculo da porcentagem de cada antecedente na produção do acidente de trabalho.