Texto 3
O rio Paranaíba e a cidade de Itumbiara – Avenida Beira Rio
A relação entre o rio Paranaíba e a cidade de Itumbiara – na época, Santa Rita do Paranaíba – iniciou-se com a instalação de um Posto de arrecadação das rendas estaduais, no ano de 1824, por influência de Minas Gerais, nas margens do rio Paranaíba, povoadas por fazendeiros e agricultores que tinham se transferido para Goiás e não desejavam residir nas sedes de suas fazendas. A travessia de mercadorias, animais, como dos próprios moradores, era feita por balsa, até então o único acesso para qualquer atividade fora do vilarejo Santa Rita do Paranaíba. O povoado localizava-se nas margens do rio Paranaíba, ainda em casebres e, de acordo com o seu crescimento, a futura cidade foi tomando forma, abrindo caminho para mais distante do rio.
RODRIGUES, Vercilene de Paula. 2014. Percepção ambiental dos usuários da Avenida Beira Rio na cidade de Itumbiara - GO. Dissertação de Mestrado. Uberlândia/MG: Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16203/1/PercepcaoAmbienta
O objetivo do texto é
- A descrever as atividades econômicas e culturais praticadas durante o período colonial por um vilarejo ribeirinho de Goiás como forma de projetá-lo nacionalmente.
- B convencer o leitor da necessidade histórica do posto de arrecadação das rendas estaduais existente na cidade de Santa Rita do Paranaíba.
- C argumentar em favor da preservação histórica da cidade de Santa Rita do Paranaíba e do rio que a margeia.
- D fornecer informações históricas sobre a relação entre o rio Paranaíba e a cidade de Itumbiara.