Questão 12 Comentada - Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Administrador - COPESE - UFPI (2014)

O direito de petição do servidor público federal está resguardado pela lei 8.112/90. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo, sendo cabível pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado. Do indeferimento do pedido de reconsideração pode ser interposto Recurso. Diante desta afirmação, é INCORRETO afirmar que:

  • A o prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.
  • B o recurso deverá ser sempre recebido com efeito suspensivo.
  • C o direito de requerer prescreve em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho.
  • D o pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição.
  • E a administração deverá rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade.