Instruções: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto
apresentado abaixo.
1. Coerente com a noção de que o pecado marca
fundamentalmente a condição humana, como estigma
degradante, e que este mundo material é apenas lugar de
perdição ou, na melhor das hipóteses, lugar de penas re-
5. generadoras, o pensamento católico medieval insistiu no
tema da miséria e da indignidade do homem. Indignidade
resultante da Queda, indignidade tornada visceral e que,
sozinho, apenas por si mesmo, apenas com suas parcas
forças o homem não conseguiria superar, necessitando da
10. ação mediadora da Igreja, de seus clérigos, seus sacramentos.
É bem verdade que essa visão pessimista em
relação ao homem e à natureza, que lhe propicia ocasiões
de pecado ou de esquecimento da necessidade de
salvação, encontra seu reverso, na própria Idade Média,
15. no cristianismo de São Francisco de Assis, baseado em
pobreza, alegria e amor à natureza enquanto obra
belíssima de Deus. Essa é justamente uma das
contradições mais fecundas apresentadas pelo universo
religioso medieval (contradição muito bem exposta, em for-
20 ma romanceada, por Umberto Eco, em O nome da rosa).
(...) Mas, franciscanismo à parte, a tese que prevalece na
Idade Média como concepção "oficial" da Igreja é aquela
da degradação do homem em decorrência do pecado
original e da natureza como reino da perigosa e tentadora
25. materialidade.
(PESSANHA, José Américo Motta. Humanismo e pintura.
Artepensamento. Org. Adauto Novaes. São Paulo:
Companhia das Letras, 1994, p. 30-31)
Considerado o contexto, é correto afirmar:
- A (linhas 5 e 6) Em o pensamento católico medieval insistiu no tema da miséria e da indignidade do homem, a substituição das expressões grifadas pelos adjetivos "miserável" e "humana" mantém o sentido original.
- B (linhas 5 e 6) No segmento insistiu no tema da miséria e da indignidade do homem, a palavra destacada foi empregada para designar especificamente a "situação de extrema necessidade material".
- C (linha 8) No segmento sozinho, apenas por si mesmo, substituindo a expressão destacada por "só consigo próprio", o sentido original mantém-se rigorosamente o mesmo.
- D (linhas 12 a 14) Em que lhe propicia ocasiões de pecado ou de esquecimento da necessidade de salvação, a conjunção destacada introduz uma conseqüência de fato anterior.
- E (linhas 17 a 19) Em Essa é justamente uma das contradições mais fecundas apresentadas pelo universo religioso medieval, o advérbio destacado contribui para a expressão de uma avaliação pessoal do autor.