Questão 20 Comentada - Prefeitura de São João do Oeste - Fonoaudiólogo - AMEOSC (2025)

A avaliação audiológica é um processo complexo que envolve a aplicação de diversos testes, a interpretação de laudos e a elaboração de diagnósticos e prognósticos precisos. Os testes complementares são cruciais para a diferenciação entre as diversas topografias de lesão auditiva e para a conduta clínica adequada.
Considerando os princípios da avaliação audiológica e a interpretação de seus testes complementares, acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) As Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente (EOAET) são testes eletrofisiológicos que avaliam a função das células ciliadas internas da cóclea, sendo altamente sensíveis para detectar perdas auditivas condutivas leves e moderadas.
(__) A Imitanciometria, composta pela timpanometria e pelos reflexos acústicos, é fundamental para avaliar a integridade da orelha média e a função do nervo facial, auxiliando no diagnóstico diferencial entre perdas auditivas condutivas e sensorioneurais, além de topodiagnóstico de lesões retrococleares.
(__) O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) avalia a integridade das vias auditivas até o tronco encefálico, sendo utilizado para estimar limiares auditivos em neonatos e pacientes não colaboradores, e para identificar alterações retrococleares, como tumores do nervo auditivo.
(__) O Teste de Schwabach, embora seja uma prova diapasônica antiga, permanece um teste complementar de rotina essencial na audiometria tonal liminar moderna, pois oferece informações detalhadas sobre a reserva coclear e a presença de recrutamento em perdas sensorioneurais severas.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A F − F − V − V.
  • B F − V − V − F.
  • C V − V − V − F.
  • D V − F − F − V.

Gabarito comentado da Questão 20 - Prefeitura de São João do Oeste - Fonoaudiólogo - AMEOSC (2025)

Análise das Assertivas: 1. (F) As Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente (EOAET)... A afirmação é falsa. As EOAET avaliam a função das células ciliadas externas da cóclea, não das internas. Além disso, o teste é mais sensível para detectar perdas auditivas de natureza coclear (sensório-neural), sendo pouco eficaz para identificar perdas condutivas, pois estas impedem a saída do som da orelha média. 2. (V) A Imitanciometria, composta pela timpanometria e pelos reflexos acústi...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium