Assim como as palavras em todas as línguas humanas, mas diferentemente dos gestos, os sinais pertencem a categorias lexicais ou a classes de palavras tais como nome, verbo, adjetivo, advérbio etc. As línguas de sinais têm um léxico e um sistema de criação de novos sinais em que as unidades mínimas com significado (morfemas) são combinadas. Entretanto, as línguas de sinais diferem das línguas orais no tipo de processos combinatórios que, frequentemente, criam palavras morfologicamente complexas. Para as línguas orais, palavras complexas são muitas vezes formadas pela adição de um prefixo ou de um sufixo a uma raiz.
Assinale a alternativa que define, nas línguas de sinais, como acontece a formação de palavras complexas.
- A Essas formas emergem, essencialmente, pela substituição de uma unidade fonológica por outra, em que a sequência inicial de movimentos permanece inalterada, conferindo um caráter invariável ao sinal.
- B Tais formas derivam, predominantemente, da multiplicação de pontos de articulação, dispersando os significados em diferentes partes do corpo para expandir o espaço de sinalização.
- C As formas assim compostas base-se na replicação simultânea de contornos e de localizações, mantendo inalterado o movimento principal para garantir a coerência semântica.
- D Essas formas resultam, frequentemente, de processos não concatenativos em que uma raiz é enriquecida com vários movimentos e contornos no espaço de sinalização.
- E Essas formas resultam, frequentemente, da decomposição da configuração de mão em 2 (duas) ou mais formas nas quais o novo significado desejado se insere.