Texto 1
Os defensores da leitura dinâmica parecem não se importar, e continuam criando os métodos mais heterodoxos para acelerar seus olhos. De todos os métodos que já me apresentaram, o mais curioso é também o mais recente. No fim de fevereiro, a empresa americana Spritz anunciou uma tecnologia capaz de ensinar qualquer um a ler rápido instantaneamente, em qualquer tela de celular. Segundo seus fundadores, apenas 20% do nosso tempo de leitura é dedicado a decifrar palavras. Os outros 80% são gastos movendo os olhos em busca de uma boa posição para ler. A solução proposta para o suposto problema é simples: exibir apenas uma palavra por vez na tela, sempre na posição ideal para a leitura. As palavras se sucedem na velocidade escolhida pelo usuário. Com esse método, os criadores dizem que é possível ler e entender até 1000 palavras por minuto. Um romance curto como o primeiro Harry Potter, por exemplo, poderia ser lido em pouco mais de uma hora.
VENTICINQUE, Danilo.
http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/danilo-venticinque/noticia/2014/03/ bler-com-pressab-e-pior-do-que-nao-ler.html [Adaptado] Acesso em 13/03/2014.
Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto 1.
- A A velocidade da leitura, além de prejudicar a capacidade de refexão, implica perda da capacidade de memorização.
- B Pode-se inferir que o autor não considera um desperdício o tempo gasto “movendo os olhos em busca de uma boa posição para ler”, pois pode ser um tempo útil para pensar no que foi lido.
- C Segundo o autor, qualquer tipo de leitura feita com pressa não tem valor, pois será uma leitura superficial.
- D A pressa é a marca incontestável da sociedade moderna, pois a exigência de rapidez está presente em todas as atividades no meio sociocultural.
- E Pode-se inferir que os defensores da leitura dinâmica são indivíduos com formação em novas tecnologias, preocupados mais com a qualidade da leitura do que com a quantidade de palavras decifradas num dado espaço de tempo.