Questão 36 Comentada - Controladoria Geral do Município de Belo Horizonte -MG (CGM de Belo Horizonte) - Auditor Interno - Administração - Manhã - FGV (2024)

O método de amostragem é empregado para a obtenção de informações sobre o todo (universo), a partir da investigação de apenas uma parte dos elementos desse todo (amostra). É bastante útil em situações em que a execução do censo é inviável ou antieconômica e a informação obtida da amostra é suficiente para atender aos objetivos pretendidos.

Quanto à amostragem na auditoria governamental, assinale a afirmativa incorreta.

  • A O objetivo da utilização de amostragem em trabalhos de auditoria é obter uma base razoável dentro dos critérios e objetivos estabelecidos, para fazer afirmações válidas a respeito de características do universo do qual a amostra foi selecionada.
  • B A amostragem probabilística baseia-se em critérios matemáticos e exige que a amostra selecionada apresente um comportamento mensurável em termos das leis de probabilidade.
  • C Na amostragem não-probabilística, a seleção é feita por critérios pessoais decorrentes da experiência profissional do auditor e do seu conhecimento do setor em exame, sendo o resultado generalizado para todo o universo.
  • D A escolha do tipo de amostragem é determinada pela finalidade do procedimento de auditoria, devendo ser considerado também o dever de fornecer informação baseada em evidência suficiente e apropriada, e a necessidade de reduzir ou administrar o risco de chegar a conclusões inapropriadas.