Questões de Auditoria Governamental

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Após participar de um seminário sobre governança pública e ter contato com diversos relatos sobre os impactos da boa governança nos objetivos de uma organização, o gestor de uma entidade pública solicitou à sua assessoria direta que aplicasse o Novo Modelo das Três Linhas 2020 de The Institute of Internal Auditors à estrutura da entidade.

O gestor sempre questionava a relevância e a efetividade do trabalho da auditoria interna, mas ao analisar esse papel sob a ótica do novo modelo, o gestor compreendeu que a auditoria interna:

  • A estabelece estruturas e processos para a governança organizacional;
  • B monitora questões relacionadas à efetividade da gestão de riscos;
  • C provê informações aos stakeholders acerca da supervisão organizacional;
  • D protagoniza ações para atingimento dos objetivos organizacionais;
  • E avalia de forma independente questões relativas ao atingimento dos objetivos da entidade.

Uma instituição pública de ensino de grande porte foi requisitada por um órgão de controle a promover um processo de redimensionamento de suas unidades com prerrogativas de contratação de bens e serviços por meio da execução orçamentária e financeira. A instituição contava com 50 dessas unidades e passou para 20, com uma maior centralização das referidas prerrogativas. Após um ano do redimensionamento, o órgão de controle faria uma avaliação inicial dos impactos desse processo.

Um instrumento de fiscalização adequado para essa avaliação é o(a):

  • A auditoria;
  • B inspeção;
  • C levantamento;
  • D monitoramento;
  • E acompanhamento.

Uma entidade pública estruturou uma superintendência, diretamente ligada à alta administração, que tinha, entre as suas atribuições, o fornecimento de assistência ao gerenciamento de riscos. Inicialmente a superintendência desenvolveu uma proposta de política de gestão de riscos para a organização, que foi aprovada pela administração; estruturou uma metodologia para identificação, avaliação e gestão de riscos; e promoveu a difusão da política e da metodologia, com um robusto plano de capacitação.

À luz do Novo Modelo de Três Linhas, a atuação da superintendência na referida entidade:

  • A precisa ser endossada pela instância de auditoria interna, em seu papel de terceira linha;
  • B representa papéis de primeira linha, dada a subordinação direta à alta administração;
  • C deve dar suporte à prestação de contas aos stakeholders pela supervisão organizacional;
  • D equivale a papéis de terceira linha, em virtude do alinhamento com atividades de avaliação e assessoria;
  • E corresponde a papéis de segunda linha, em decorrência do alinhamento com o gerenciamento de riscos.

Uma entidade pública definiu que uma das suas metas para um determinado exercício era promover a implantação da gestão de riscos e para isso nomeou um grupo de trabalho (GT), com servidores da estrutura de apoio administrativo da entidade. A primeira atividade do GT foi formular uma proposta de Política de Gestão de Riscos. Nessa proposta foram definidas diretrizes para cada etapa do processo de gestão de riscos.

No processo de gestão de riscos, a definição da matriz de riscos, das escalas de probabilidade e impacto e das escalas de avaliação de controles se encaixam na etapa de:

  • A avaliação de riscos;
  • B identificação de riscos;
  • C monitoramento de riscos;
  • D comunicação de riscos;
  • E tratamento de riscos.

Uma entidade pública está estruturando o seu sistema de governança e designou um grupo de trabalho (GT) para, a partir de referenciais aplicáveis a entidades públicas, elaborar uma proposta a ser submetida à administração da entidade. O GT identificou que a governança organizacional pública deve ser estruturada a partir de mecanismos como liderança, estratégia e controle e que a estruturação de um sistema de governança se dá pela adoção de práticas relativas a cada um desses mecanismos.

Uma prática relacionada ao mecanismo da estratégia pode ser exemplificada por:

  • A promover a integridade;
  • B garantir a accountability;
  • C estabelecer o modelo de governança;
  • D avaliar a satisfação das partes interessadas;
  • E monitorar o desempenho das funções de gestão.