Questão 1 Comentada - Câmara Municipal de Bady Bassitt - Assistente Legislativo - VUNESP (2023)

Leia o texto, para responder a questão.

A hora do empurrão

        Quem escreve tem sua lista de temores associados à atividade. A ideia que teima em escapar, a frustrante busca pela palavra exata, a incerteza sobre a adequação do tom, a tela vazia, onde um cursor piscando lembra que a passagem do tempo é insensível a prazos editoriais. Mas o maior medo é não ser lido ou, pior, ser lido com indiferença.

        Elogios não são apenas uma questão de gentileza. Eles podem fazer a diferença entre o êxito e o fracasso de um aspirante a profissional. Não falo daquelas palavras protocolares, mas da expressão de uma avaliação genuína, que procura no detalhe o motivo para reconhecer o engenho e a arte de quem escreveu. Menciono escrita por ser algo com que, até por conta desta coluna, já estou hoje mais acostumada. Mas o estímulo é algo decisivo para pretendentes a qualquer atividade, sobretudo os jovens, muitos deles talentosos e inseguros.

        Às vezes subestimamos o poder do estímulo. Costumamos refletir sobre o que fazer para mudar nossa vida, mas esquecemos de estimular quem está ao nosso redor. Uma ajuda concreta ou uma palavra certeira têm o poder de renovar energias, encorajar, dar a confiança necessária para que um amigo, um colega, um parente, persista em seu objetivo.

        Encorajar é também fazer alguém encarar suas dificuldades. Uma vez superado o obstáculo, não há limites para o crescimento pessoal. Apoiar alguém é uma forma de cultivar talentos, não de criá-los. Quando estendemos a mão não plantamos a semente da motivação, mas premiamos a força de vontade que há no outro. É uma via de mão dupla. Afinal, ao estimular alguém, construímos nosso próprio legado.
(Lucila Diniz. Veja, 03.02.2022. Adaptado) 


É correto afirmar que a autora

  • A se vale de argumentos baseados em depoimentos que levam a colocar em pauta a temática do texto, associado à valorização pessoal.
  • B desconstrói sua própria narrativa, ao se desviar do tema detalhado no início, o qual se relaciona às suas experiências como cronista.
  • C vincula artificialmente temas diferentes, expressando pontos de vista conflitantes acerca de situações vividas por pessoas distintas.
  • D faz referência a circunstâncias de sua própria vivência para, a partir daí, abordar o tema do texto, focado na incitação à persistência.
  • E consolida seu ponto de vista acerca do estímulo necessário para se chegar ao sucesso, centrando-se no relato de casos que testemunhou.