Prefeitura Municipal de Ilhabela - Engenheiro Eletricista (2020) Questão 42

Usinas hidrelétricas a fio d’água não dispõem de reservatórios ou os têm em pequenas dimensões. A opção pela construção desse tipo de usina, em detrimento de usinas hidrelétricas que possuem reservatório, implica redução na capacidade de armazenamento de energia do sistema elétrico em que estão conectadas. No contexto brasileiro,

  • A o desperdício de capacidade produtiva de energia a montante das usinas a fio d´água é perfeitamente reversível, o que torna dispensável o debate técnico e político para a decisão pela sua construção.
  • B a regularização da vazão de um curso de água é uma decisão que deve necessariamente englobar a dimensão socioambiental, resultando em uma escolha entre alternativas que precisam ficar definitivamente claras para a sociedade.
  • C a matriz de geração nacional tem forte predominância hidrotérmica e, portanto, quando há escassez de recursos hídricos, as usinas a fio d’água podem contribuir para reduzir a necessidade de uso de energia de fonte térmica, mais cara e mais poluidora que a hidrelétrica.
  • D as eólicas podem suprir a necessidade de armazenamento de energia, visto que se configuram como opção para a base da matriz elétrica nacional, e garantem acréscimo anual de energia compatível com as projeções de crescimento econômico.
  • E o crescimento do mercado consumidor de energia e a implantação de usinas a fio d’água podem contribuir para o aumento da confiabilidade do sistema, permitindo ao Operador Nacional do Sistema resguardar-se do gerenciamento anual dos estoques de água nas usinas.

Encontre mais questões

Voltar