Questões de Engenharia Elétrica

Limpar Busca

Em circuitos elétricos e eletrônicos é comum que tenham fontes dependentes e independentes, sejam de tensão ou de corrente, principalmente à medida que esses circuitos são maiores e mais complexos. Para reduzir a complexidade e simplificar parte desses circuitos, é usual o emprego dos métodos de Thévenin e Norton, principalmente para se obter a resistência equivalente vista através de dois terminais, sendo que em circuitos com fontes dependentes é preciso desligar as fontes

  • A dependentes de corrente e independentes de tensão, injetar uma fonte de corrente de teste no circuito, e calcular a resistência equivalente a partir da relação entre a tensão e a corrente resultante.
  • B dependentes de tensão e independentes de corrente, injetar uma fonte de corrente de teste no circuito, e calcular a resistência equivalente a partir da relação inversa entre a tensão e a corrente resultante.
  • C independentes de corrente e de tensão, manter as fontes dependentes de tensão e de correntes ativas e calcular a resistência equivalente a partir dos resistores remanescentes.
  • D independentes de tensão e corrente, manter as fontes dependentes ativas, injetar uma fonte de corrente ou aplicar uma tensão de teste no circuito, e calcular a resistência equivalente a partir da relação entre a tensão e a corrente resultante.
  • E dependentes, manter as fontes independentes ativas, injetar uma fonte de corrente ou aplicar uma tensão de teste no circuito, e calcular a resistência equivalente a partir da relação inversa entre a tensão e a corrente resultante.

O motor universal é conhecido por sua capacidade de fornecer alto torque em uma ampla faixa de velocidades e por operar tanto com corrente alternada (CA) quanto com corrente contínua (CC). Em relação ao torque e ao sentido de rotação do motor universal, o

  • A sentido de rotação do motor universal pode ser facilmente alterado invertendo-se a polaridade da fonte de alimentação.
  • B sentido de rotação do motor universal é fixo devido à disposição das escovas e das conexões do enrolamento.
  • C torque gerado pelo motor universal é independente da corrente que passa pela armadura.
  • D motor universal tem um torque que é inversamente proporcional ao quadrado da corrente.
  • E sentido de rotação do motor universal pode ser alterado sem modificar a disposição das escovas ou a conexão dos enrolamentos.

Um motor elétrico de indução trifásico tem uma frequência de alimentação de 50 Hz e possui 6 polos. Desprezando-se o escorregamento, a velocidade síncrona deste motor é

  • A 1000 RPM.
  • B 1100 RPM.
  • C 1200 RPM.
  • D 1500 RPM.
  • E 1800 RPM.

No que diz respeito aos materiais magnéticos, os materiais magneticamente moles, quando comparados aos materiais magneticamente duros, apresentam

  • A alta permeabilidade magnética, alta força coercitiva e alto campo remanescente.
  • B alta permeabilidade magnética, alta força coercitiva e baixo campo remanescente.
  • C baixa permeabilidade magnética, alta força coercitiva e alto campo remanescente.
  • D baixa permeabilidade magnética, baixa força coercitiva e baixo campo remanescente.
  • E alta permeabilidade magnética, baixa força coercitiva e baixo campo remanescente.

Em uma usina hidrelétrica, em que a velocidade das turbinas é constante por estar diretamente relacionada com a frequência do sistema elétrico em que esta usina está conectada, a eficiência da geração de energia é influenciada por vários fatores, incluindo a perda de carga no sistema de condutos forçados. Qual o impacto da perda de carga na eficiência de uma usina hidrelétrica?

  • A A perda de carga aumenta a altura útil da queda d'água, aumentando a eficiência da geração de energia.
  • B A perda de carga reduz a vazão de água através das turbinas, aumentando a eficiência da geração de energia.
  • C A perda de carga resulta em uma diminuição da energia disponível para ser convertida em eletricidade, reduzindo a eficiência da geração de energia.
  • D A perda de carga resulta em uma diminuição da pressão de saída das turbinas, aumentando a eficiência da geração de energia.
  • E A perda de carga resulta em uma redução da energia disponível para as turbinas, diminuindo a eficiência da geração de energia.