Texto para responder a questão.
![Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas]()
Internet: <http://hypescience.com>. Acesso em10/4/2015
(com adaptações).
Internet: <http://hypescience.com>. Acesso em10/4/2015
(com adaptações).
Com relação às ideias e a aspectos morfossintáticos do texto, assinale a alternativa correta.
- A Dado que “para os estudos" (linhas 2 e 3) e “de multa apenas" (linha 4) indicam circunstâncias relacionadas, respectivamente, a “necessários" (linha 2) e a “passível" (linha 4), estaria correto colocar tais expressões no final das orações em que se inserem.
- B Na linha 4, o pronome demonstrativo “isso" retoma, de forma resumitiva, as ideias contidas nas orações anteriores.
- C Na linha 5, a substituição de “comum" por reles e de “rentável" por lucrativa manteria o sentido e a correção gramatical do texto.
- D Da construção do período “Os ladrões [...] ajuda de cordas." (linhas de 6 a 8) é correto inferir que está sendo feita uma comparação entre pás de madeira e outros instrumentos usados, na época, para cavar a terra.
- E No seguinte período “Geralmente eles não levavam roupas e joias, já que isso acarretaria condenações mais pesadas." (linhas 8 e 9), a oração que expressa a ideia de causa poderia ser corretamente introduzida por conquanto.