Sobre a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Lima (2016) afirma que, mais do que nomenclaturas, os nomes escolhidos para essas instituições expressam projetos educativos que tentam definir e enquadrar o papel social de cada estabelecimento de ensino, em cada lugar e em cada tempo, caracterizando modelos pedagógicos da Educação Profissional.
A respeito desses modelos, é correto afirmar, EXCETO:
- A O modelo tecnológico-integrado desloca a prioridade de oferta da Educação Profissional para uma educação tecnológica de nível superior amparada pelo Decreto nº 5.154/2004, que possibilitou a retomada da abertura de novas unidades da Rede Federal.
- B O modelo tecnológico-fragmentário se instituiu no movimento de esvaziamento do Estado, cuja inovação foi a separação curricular entre Ensino Médio e Técnico e a proibição da criação de novas unidades de ensino profissional sob responsabilidade da União.
- C O modelo taylorista-fordista tem como referência a criação das escolas técnicas e do Senai e direcionou-se por uma prática formativa orientada pela teoria do capital humano, cuja legislação que estruturava o ensino na época, especialmente a Lei nº 5.692/1971, cumpriu a função de contenção da demanda para acesso ao ensino superior.
- D O modelo correcional-assistencialista, embora se fundamente no discurso industrialista, se materializou por práticas que visavam a educar pelo trabalho os desvalidos retirando-os das ruas.
- E O modelo tecnológico-integrado desloca a Educação Profissional para uma educação mais integrada, por via da revogação do Decreto nº 2.208/1997 pelo Decreto nº 5.154/2004, que possibilitou uma reintegração curricular na Educação Profissional; fortalece a Rede Federal e retoma o processo de expansão da oferta escolar com a criação de novas unidades de ensino.