Questão 24 Comentada - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica Habilitação: Filosofia - FGV (2025)

Durante uma aula sobre discursos partidários e polarização política, um estudante afirmou que é impossível dialogar com pessoas que possuem opiniões políticas divergentes, o que, segundo ele, torna inviável qualquer acordo sobre problemas sociais. Diante dessa colocação, o professor decidiu introduzir a teoria da ação comunicativa, de Jürgen Habermas, para mostrar uma possível solução para o problema levantado.
Após a explicação, alguns estudantes continuaram céticos e argumentaram que, na prática, o diálogo racional entre opiniões opostas é inviável, especialmente em contextos polarizados.
Ao buscar em Habermas a resolução do problema, o professor estava atento

  • A a razão instrumental, como ferramenta de acesso ao diálogo e acordos.
  • B ao giro dialógico, a busca de consenso dentro do aspecto da intersubjetividade.
  • C a ação comunicativa, a objetividade do discurso racional superior por consenso.
  • D ao mundo da vida, a subjetividade frente à demanda de acordos entre indivíduos.
  • E ao sistema, que permite o diálogo a fim de tecer acordos de forma intersubjetiva.