Questão 23 Comentada - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica Habilitação: Artes - FGV (2025)

Em uma turma do 6º ano, a professora Luíza está iniciando a unidade “Elementos Visuais na Pintura” com seus estudantes. Para abordar aspectos básicos da teoria da cor, a professora propõe exercícios exploratórios para obtenção de tons e matizes de cores secundárias.

Qual dos seguintes exercícios de exploração propostos pelo professor permite que os estudantes atinjam o objetivo declarado?

  • A Pinte pontos de cores primárias, preto e branco, de tamanhos diferentes em uma moldura, formando imagens de flores que chamem a atenção.
  • B Misture tintas têmpera de cores primárias, adicionando preto e branco em proporções diferentes, recriando o nascer e o pôr do sol em um bloco de papel.
  • C Modele argila de cores primárias juntando pequenos pedaços para formar figuras de animais, usando preto e branco para detalhes como olhos, boca e nariz.
  • D Sobreponha pedaços de papel celofane de cores primárias sobre mica transparente, contornando as formas com tiras de papelão preto e branco, como um vitral.
  • E Aplique a técnica de hachura em uma folha branca usando lápis de madeira de cores primárias e contorne as áreas onde cada cor secundária é formada com marcador preto.