Questões de Artes Visuais

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Para o Ciclo I, no que tange às artes visuais, conforme as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais: um processo contínuo de reflexão e ação (2012), na leitura formal de obras de arte, o aluno irá tentar

  • A distinguir o valor da obra a partir de critérios universais de julgamento, apreciando este valor com base, inclusive, no contexto histórico dela.
  • B analisar a obra de arte priorizando sua função estética objetiva, identificando, porém, o significado correto dela sem margem para subjetividade.
  • C fazer uma interpretação, mas isto deverá acontecer de forma natural, sem que lhe seja exigido um entendimento mais objetivo.
  • D decodificar a arte seguindo um esquema interpretativo lógico, julgando-a conforme regras objetivas de composição que lhe ensinaram.
  • E compreender a mensagem da obra de maneira exata e universal, seguindo critérios técnicos previamente estabelecidos pelos professores.

Durante uma aula sobre técnicas têxteis na história da arte ocidental, uma professora de artes visuais apresentou aos alunos uma série de imagens de tapeçarias monumentais criadas na França entre os séculos XVII e XVIII, caracterizadas por sua complexidade técnica, riqueza cromática e função decorativa nas cortes europeias. Essas tapeçarias, muitas vezes encomendadas por nobres e produzidas em ateliês estatais, influenciaram o desenvolvimento da tapeçaria decorativa em diversos países. Com base nessa descrição, é correto afirmar que tais obras pertencem à tradição:

  • A Navajo.
  • B Jacquard.
  • C Gobelin.
  • D Arraiolos.
  • E Flamenga.

Em relação à forma nas linguagens artísticas, assinale a alternativa correta:

  • A A forma é apenas uma representação objetiva da realidade e não permite abstrações.
  • B A forma é o elemento que organiza o espaço visual, podendo ser geométrica, orgânica ou abstrata.
  • C A forma nas artes refere-se exclusivamente a figuras geométricas.
  • D A forma não possui influência na interpretação de uma obra de arte.

Nos processos de desenvolvimento da apreciação de uma obra de arte, os leitores passam por diferentes estágios de leitura, segundo Housen (1983). O leitor cuja apreciação é realizada de forma mais individualizada, menos objetiva, estabelecendo associações com o coletivo ao ler a obra e sendo menos rigoroso ao construir seu argumento é um leitor do estágio

  • A recriativo.
  • B descritivo.
  • C interpretativo.
  • D construtivo.
  • E classificativo.

Segundo Housen (1983) em seu estudo sobre o desenvolvimento da apreciação estética, uma das características do leitor de obras de arte no primeiro estágio é:

  • A Relacionar partes da imagem com o todo.
  • B Considerar apenas o seu ponto de vista.
  • C Buscar informações sobre a obra tanto nela mesma quanto na história da Arte.
  • D Apresentar uma resposta estética carregada de afetos e emoções.
  • E Refletir sobre o objeto de arte, sobre si mesmo e sobre a experiência estética.