Questões de Linguagens em Artes Visuais (Artes Visuais)

Limpar Busca

Em uma turma do 6º ano, a professora Luíza está iniciando a unidade “Elementos Visuais na Pintura” com seus estudantes. Para abordar aspectos básicos da teoria da cor, a professora propõe exercícios exploratórios para obtenção de tons e matizes de cores secundárias.

Qual dos seguintes exercícios de exploração propostos pelo professor permite que os estudantes atinjam o objetivo declarado?

  • A Pinte pontos de cores primárias, preto e branco, de tamanhos diferentes em uma moldura, formando imagens de flores que chamem a atenção.
  • B Misture tintas têmpera de cores primárias, adicionando preto e branco em proporções diferentes, recriando o nascer e o pôr do sol em um bloco de papel.
  • C Modele argila de cores primárias juntando pequenos pedaços para formar figuras de animais, usando preto e branco para detalhes como olhos, boca e nariz.
  • D Sobreponha pedaços de papel celofane de cores primárias sobre mica transparente, contornando as formas com tiras de papelão preto e branco, como um vitral.
  • E Aplique a técnica de hachura em uma folha branca usando lápis de madeira de cores primárias e contorne as áreas onde cada cor secundária é formada com marcador preto.

No estudo da geometria e da organização das letras, é importante compreender suas estruturas formais e os critérios que orientam sua classificação. Considerando os critérios de formação e classificação das famílias tipográficas, é correto dizer que

  • A a classificação tipográfica adota o padrão de englobar as fontes com e sem serifa em uma mesma família tipográfica.
  • B a geometria das letras de fôrma é estabelecida pela dimensão da serifa presente na estrutura das letras cursivas.
  • C a proporção entre a altura e a largura das letras que compõem uma fonte depende da curvatura das vogais.
  • D famílias tipográficas reúnem fontes originadas de um mesmo desenho básico, com variações de peso, largura, contraste e estilo de traço.
  • E fontes cujas letras apresentam grande contraste entre traços finos e espessos são ideais para a composição de textos longos.

Sobre os elementos formais e sintáticos do desenho, é INCORRETO afirmar que:

  • A A Lei do Agrupamento é um valor compositivo importante, pois cria uma condição de concessões mútuas nas relações que envolvem interação.
  • B O ponto é o elemento formal mais simples do desenho e irredutivelmente mínimo.
  • C A linha é um elemento que não depende de qualquer outro elemento para ser formada, já que se trata de uma marca contínua no espaço.
  • D O elemento forma é articulado pela complexidade da linha, ou seja, a linha descreve uma forma.
  • E A intensidade da claridade ou obscuridade dá vida ao elemento tom, ou tonalidade.

A ferramenta comumente usada para edição de vídeo não-linear é

  • A VLC Media Player.
  • B Adobe Premiere Pro.
  • C Winamp.
  • D Audacity.
  • E CorelDRAW.

Considerem-se a figura e o texto a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Divulgação/Charlie Engman Fonte: https://forbes.com.br/forbestech/2023/10/para-esses-5-artistas-a-ia-se-tornou-uma-aliada-criativa/ Acesso em 9 fev 2025.

“Os geradores de imagens com IA (Inteligência Artificial) são treinados por conjuntos de dados de milhões de imagens preexistentes, o que os tornam ferramentas fascinantes para explorar algumas das questões centrais da minha prática criativa. Esses modelos me ajudam a responder questões, por exemplo: Como as imagens se relacionam umas com as outras? Que expectativas trazemos para as imagens e como essas expectativas são estabelecidas e reforçadas? Que propósito essas expectativas servem e como podemos interagir com essas expectativas?” (Engman 2023)
Fonte:https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/10/para-esses-5-artistas-aia-se-tornou-uma-aliada-criativa/ Adaptado.

Segundo o texto, o objetivo do uso da tecnologia de Inteligência Artificial - IA por Charlie Engman na criação da imagem acima foi:

  • A propiciar a interatividade e participação do público com a obra
  • B criar uma obra aberta, efêmera ou em processo de criação coletiva
  • C difundir a obra de uma forma global e através de vários pontos de acesso
  • D utilizar a IA como instrumento para expandir sua pesquisa e sua produção artística