Segundo Lyons (1979), a categoria de pessoa depende da noção de papéis dos participantes de um evento linguístico e da sua gramaticalização em uma língua. Sobre o sistema pronominal nas línguas de sinais é correto afirmar que:
- A Conforme Brito (1995), os pronomes pessoais são expressões referenciais sem conter informação contextual, exercendo a função conversacional de enunciador, excluindo o destinatário.
- B Para Brito (1995), a orientação e o movimento para os pronomes representam na Libras muito mais do que apenas um movimento e orientação no mundo real, uma vez que eles são restringidos tanto situacional quanto modalmente.
- C Numa relação prototípica, conforme Brito (1995), as duas pessoas do discurso EU e VOCÊ – 1. EU/MIM: a pessoa que está do mesmo lado e/ou defrontando o destinatário; 2. VOCÊ: a pessoa que está do lado oposto do destinatário.
- D Conforme Moreira (2007), o enunciador, nas línguas de sinais, pode contar algo usando a primeira pessoa ou a terceira pessoa, tanto quanto o enunciador das línguas orais pode projetar seu discurso de diferentes maneiras.
- E Conforme Moreira (2007), a modalidade é o principal argumento para a limitação dos referentes de terceiras pessoas nas línguas de sinais.