Questão 2 Comentada - Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal (GDF-SEEC) - Auditor Fiscal de Atividades Urbanas - Controle Ambiental - IADES (2023)

Alunos da rede pública aprendem sobre ocupação do solo e descarte de lixo
Programa DF Legal nas Escolas promove a cidadania entre estudantes e também orienta sobre edificações ilegais, entre outros assuntos
       Com cerca de 5 mil alunos já atendidos na rede pública, o programa DF Legal nas Escolas será retomado em 2023 para promover cidadania e noções de como preservar a ordem urbanística do Distrito Federal. Depois de atender alunos dos 6 º e 7 º anos do ensino fundamental com palestras e dinâmicas em grupo, agora a iniciativa será expandida para orientar estudantes dos 8º e 9º anos e também do ensino médio.          As aulas são ministradas por auditores e inspetores da Secretaria DF Legal, que orientam sobre temas como descarte de resíduos, ocupação irregular do solo e edificações irregulares. Uma portaria assinada no final de novembro de 2022 permitiu a retomada do programa, após um longo período de pandemia.
SECUNHO, Rafael. Disponível em:<https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2022/12/20> . Acesso em: 29 dez. 2022, com adaptações.
Com base nas informações do texto e nas relações entre elas, assinale a alternativa correta.
  • A O programa DF Legal nas Escolas foi criado com o propósito de retomar as aulas nas escolas públicas.
  • B Antes de ter sido retomado, o programa DF Legal nas Escolas já havia atendido cerca de 5 mil alunos na rede pública.
  • C Como a expectativa é atender alunos dos 8º e 9º anos do ensino médio, o programa DF Legal nas Escolas passará a abordar os temas descarte de resíduos, ocupação irregular do solo e edificações irregulares.
  • D A causa da suspensão do programa DF Legal nas Escolas, sugerida no trecho “após um longo período de pandemia”, é a ideia principal do texto.
  • E Ao informar que auditores e inspetores da Secretaria DF Legal ministram as aulas, o autor pretende destacar a qualidade do trabalho desenvolvido pelo programa DF Legal nas Escolas.