Questão 42 Comentada - Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Belo Horizonte em Minas Gerais (SMPOG de Belo Horizonte) - Analista de Planejamento e Gestão Governamental: Administração - FGV (2023)

A sociedade empresária Inova Ltda., que produz programas e aplicativos voltados para a administração pública, decide realizar uma análise de seu portfólio de produtos para planejar suas estratégias e seu posicionamento de mercado, utilizando, para isso, a matriz BCG.
Sobre as estratégias baseadas na utilização da matriz BCG nesse contexto, assinale a afirmativa correta.

  • A Abandonar os produtos considerados “vacas leiteiras”, visto que estão inseridos em mercados em declínio, mas que ainda demandam recurso.
  • B Reduzir o investimento dos produtos do tipo “cachorros”, já que são produtos consolidados em mercados maduros, reconhecidos como a principal fonte de receita da empresa.
  • C Continuar realizando grandes investimentos em seus produtos do tipo “estrelas”, dada a importância de assegurar sua participação no respectivo mercado em crescimento.
  • D Manter o nível de investimento constante nos produtos “abacaxi”, garantindo que continue o crescimento exponencial, ainda que em um mercado decadente.