O conhecimento científico é elemento relevante para o desenvolvimento social, cultural e econômico de uma sociedade. E para que de fato alcance todo o seu potencial de benefícios à população, é imprescindível o incentivo à pesquisa e ao ensino em ciências, bem como à divulgação de conteúdos científicos, visando à popularização dos avanços e descobertas nesse campo de saber. Nesse sentido, é verdadeiro afirmar que
- A o Imperial Instituto Bahiano de Agricultura (IIBA), criado por Dom Pedro I, em 1859, no Município de São Francisco do Conde, implantado em sede definitiva na localidade de São Bento das Lages, em 1874, foi uma iniciativa infrutífera, restrita ao Período Imperial, que não deixou legado nem contribuição para a prática e a difusão da atividade científica.
- B a obra de Monteiro Lobato deve ser considerada um instrumento de popularização da ciência no Brasil, tendo em vista que, nos textos do autor, a ciência quase sempre tem presença marcante, como acontece na antológica coleção literária infantil “Sítio do Pica-pau Amarelo”.
- C embora constituam momento privilegiado para a divulgação científica e para a descoberta de novos talentos, não há registro no Brasil da realização de olimpíadas envolvendo o conhecimento científico.
- D Roquette-Pinto, um dos defensores da radiodifusão educativa no Brasil, não pode ser considerado um popularizador das ciências no Brasil, uma vez que acreditava ser um tipo de conhecimento a ser desenvolvido pela elite nacional.
- E A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre na Bahia desde 2004 por iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo coordenada pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, tem como principal finalidade concentrar os debates sobre ciência e tecnologia dentro da academia em detrimento de envolver a sociedade extramuros nas discussões sobre esses assuntos.