Questões de Comunicação Pública na Comunicação Social (Jornalismo)

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O jornalismo institucional desenvolveu‐se no Brasil com características próprias. Com relação a essa área de atuação, julgue o item.


No Setor Público, em sociedades democráticas, a notícia institucional incorpora o conceito de accountability na relação entre governo e cidadãos, valorizando o compromisso com a transparência e o sentido de prestação de contas.

  • Certo
  • Errado

Leia as seguintes afirmativas:
I. Emissoras públicas e estatais (rádio e TV) e serviços de prestação de informação de órgãos estatais devem atuar primordialmente na perspectiva da comunicação pública. II. ONGs, rádios comunitárias, partidos políticos e movimentos sociais não fazem comunicação pública. III. Organizações comerciais voltadas à informação, serviços relacionados à Parceria Público-Privada (PPP) e empresas de economia mista devem fazer comunicação pública. IV. Organizações comerciais voltadas à informação não deverão realizar comunicação pública.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS:

  • A I, II e III.
  • B I, II e IV.
  • C II e IV.
  • D I e III.

Com relação ao conceito de público e múltiplas abordagens de comunicação pública, considere as seguintes afirmativas:


I. Um ponto nevrálgico da definição de comunicação pública no Brasil hoje é a distinção entre o “público” e o “estatal”, pois o público não se resume ao estatal. Entretanto, o estatal é público, independentemente de estar ou não presente na esfera pública.

II. Comunicação pública é ”uma estratégia ou ação que acontece quando o olhar é direcionado ao interesse público, a partir da responsabilidade que o agente tem (ou assume) de reconhecer e atender o direito dos cidadãos à informação e participação em assuntos relevantes à condição humana ou vida em sociedade”.

III. Trata-se de uma comunicação eminentemente democrática, participativa e que possui como pilares a causa pública, os princípios democráticos e o interesse público.

IV. A Constituição Federal classifica os sistemas da radiodifusão brasileira em privado, público e estatal, mas há questionamentos à Carta Magna por criar um limbo, ao não apresentar uma distinção clara entre o que se considera radiodifusão pública e radiodifusão estatal no Brasil.


Em relação a essas afirmativas, a sequência CORRETA é

  • A (F) (V) (V) (F).
  • B (V) (V) (V) (V).
  • C (F) (V) (F) (V).
  • D (V) (V) (F) (V).

Sobre as práticas de comunicação pública, marque a opção correta.

  • A Restringem-se ao sistema público de radiodifusão.
  • B Relacionam-se à difusão de temas de interesse público.
  • C Limitam-se às ações de comunicação dos entes públicos.
  • D Circunscrevem-se à comunicação institucional no serviço público.
  • E Caracterizam-se pela divulgação das opiniões dos dirigentes das instituições.

Pierre Zémor afirmou, em 2009 (Brasilia), que, para haver uma comunicação pública eficiente, “é preciso averiguar quais as preocupações dos cidadãos e saber quais respostas estão adequadas”. Considerando esse contexto, o pesquisador defendeu que, dentre outras funções da comunicação pública, é preciso reconhecer que

  • A o noticiário levado ao conhecimento da população deve valorizar a cultura das fontes e contextualizar politicamente o fato veiculado.
  • B ela deve assegurar a participação política dos receptores, para que defendam as intenções do poder instituído.
  • C a cultura dos receptores deve ser avaliada para adequar a linguagem dos comunicados oficiais ao repertório social.
  • D seu dever é defender as instituições públicas junto à sociedade.
  • E é de sua responsabilidade alimentar o conhecimento cívico.