Gabarito comentado da Questão 89 - Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PC-SC) - Delegado de Polícia - FGV (2024)
Cifra Dourada: Crimes de Colarinho Branco, surge em meados de 1930, nos Estados Unidos, com o sociólogo Edwin Sutherland. Crimes cometidos por pessoas de elevada classe econômica, tais quais políticos e empresários, de alto nível ou posição laboral, sem qualquer violência ou grave ameaça de forma direta.
Cifra Azul: Crimes cometidos por pessoas menos favorecidas, tendo como principal exemplo o furto. É explicada pela escola da Subcultura Delinquente.
Cifra Cinza: São resultados daquelas ocorrências que até são registradas, porém não se chega ao processo ou ação penal, por serem solucionadas na própria Delegacia de Polícia por meio de conciliação das partes ou por falta de provas.
Cifra Vermelha: Traz a ideia de sangue, ou seja, são delitos cometidos por assassinos em série, psicopatas ou sociopatas, e, em regra, são os delitos contra a vida (em especial o homicídio). Estes sujeitos ativos tem a simples ideia de ganhar fama ou satisfazer alguma “necessidade” diante do seu eventual distúrbio.
Cifra Amarela: São delitos que o autor é um funcionário público e a vítima não leva ao conhecimento de qualquer órgão responsável (Corregedoria, Delegacia ou o próprio Poder Judiciário) por medo de alguma represália ou por de fato ter sofrido.
Cifra Verde: São os delitos contra o meio-ambiente e que não chegam ao conhecimento do Estado diante a impossibilidade de identificado o autor. Os exemplos clássicos estão previstos na Lei nº 9605/98.