Questão 4 Comentada - Companhia Docas do Estado da Bahia (CODEBA) - Guarda Portuário - FGV (2016)

Texto I

Lixo

A partir da Revolução Industrial, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, em que a maior parte dos produtos – desde guardanapos de papel e latas de refrigerantes, até computadores – é utilizada e jogada fora com enorme rapidez.

Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado das modernas metrópoles fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas. A sujeira acumulada no ambiente aumentou a poluição do solo, das águas e piorou as condições de saúde das populações em todo o mundo, especialmente nas regiões menos desenvolvidas. Até hoje, no Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos nas grandes cidades é simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depósitos existentes nas áreas periféricas.

A questão é: o que fazer com tanto lixo?

(Adaptado. Internet.)



O homem passou a viver então a era dos descartáveis, em que a maior parte dos produtos – desde guardanapos de papel e latas de refrigerantes, até computadores – é utilizada e jogada fora com enorme rapidez".

O trecho “desde guardanapos de papel e latas de refrigerantes, até computadores" estabelece a seguinte relação:

  • A desde produtos mais caros aos mais baratos.
  • B desde produtos menos utilizados aos mais utilizados.
  • C desde produtos mais comuns aos mais sofisticados.
  • D desde produtos de menor quantidade aos de maior quantidade.
  • E desde produtos mais elitistas aos mais populares.