Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - Técnico Administrativo (2013) Questão 2

Grandes metrópoles em diversos países já aderiram.

E o Brasil já está falando sobre isso. O pedágio urbano divide opiniões e gera debates acalorados.

Mas, afinal, o que é mais justo? O que fazer para desafogar a cidade de tantos carros ?

Prepare-se para o debate que está começando.



Grandes metrópoles em diversos países já aderiram.

E o Brasil já está falando sobre isso. O pedágio urbano divide opiniões e gera debates acalorados.

Mas, afinal, o que é mais justo? O que fazer para desafogar a cidade de tantos carros ?

Prepare-se para o debate que está começando.

(Adaptado de Superinteressante, dezembro 2012. P. 34)




Marque N(não) para os argumentos contra o pedágio urbano; marque S(sim) para os argumentos a favor do pedágio urbano.


( ) A receita gerada pelo pedágio vai melhorar o transporte público e estender as ciclovias.
( ) Vai ser igual ao rodízio de veículos em algumas cidades, que não resolveu os problemas do trânsito.
( ) Se pegar no bolso do consumidor, então todo mundo vai ter que pensar bem antes de comprar um carro.
( ) A gente já paga garagem, gasolina, seguro, estacionamento, revisão....e agora mais o pedágio?
( ) Nós já pagamos impostos altos e o dinheiro não é investido no transporte público.
( ) Quer andar sozinho dentro do seu carro? Então pague pelo privilégio!
( ) O trânsito nas cidades que instituíram o pedágio urbano melhorou.


A ordem obtida é:

  • A (S) (N) (N) (S) (S) (S) (N)
  • B (S) (N) (S) (N) (N) (S) (S)
  • C (N) (S) (S) (N) (S) (N) (S)
  • D (S) (S) (N) (S) (N) (S) (N)
  • E (N) (N) (S) (S) (N) (S) (N)

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