Texto I:
Girl Power: estudantes do campus Ribeirão das Neves criam app para segurança de mulheres e vencem etapa regional de desafio global.
Aplicativo "Caminho Seguro" é voltado para segurança de mulheres e garante destaque na etapa regional do Technovation Girls 2025.
Quatro estudantes do Campus Ribeirão das Neves conquistaram o primeiro lugar na etapa regional do Technovation Girls 2025, uma das maiores competições mundiais de tecnologia e empreendedorismo voltada para meninas. Com o projeto do aplicativo "Caminho Seguro", a equipe batizada de Golden Girls garantiu a classificação para a semifinal internacional do desafio.
As estudantes Carla Jhenifer Morais Vieira, Ellen Rodrigues da Silva, Emily Vitória Melo Batista de Castro e Laís Cristina da Silva, todas do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, desenvolveram uma solução tecnológica voltada à segurança de mulheres em seus deslocamentos diários.
O aplicativo mapeia rotas seguras com base em dados oficiais de órgãos de segurança pública e informações colaborativas fornecidas pelas próprias usuárias. Por meio da plataforma, é possível registrar alertas e compartilhar percepções sobre os trajetos.
“A partir de uma necessidade real de segurança, criamos o Caminho Seguro para ajudar as usuárias a escolherem rotas mais protegidas”, explica Ellen Rodrigues. A estudante destaca que o projeto foi aprimorado com base na experiência da equipe na edição anterior da competição, em 2024.
Moradora de Ribeirão das Neves, Carla Jhenifer reforça a importância social da iniciativa. “A ideia veio de coisas que a gente vê e ouve o tempo todo: relatos de medo e casos trágicos. O aplicativo nasceu da vontade de transformar essa realidade e usar a tecnologia para ajudar de verdade”, afirma.
A etapa de pitch regional da competição foi realizada no campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa, em parceria com o projeto MinasCoders.
Além das medalhas e premiações, a equipe Golden Girls garantiu mentorias com especialistas em inovação e empreendedorismo, incluindo um encontro com representantes da GoldStreet Venture Capital, uma aceleradora de negócios.
Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/portal/noticias/giro_campi/girlpower-estudantes-do-campus-ribeirao-das-neves-vencemetapa-regional-de-desafio-global-de-tecnologia. Acesso em 11 jul. 2025.
Texto II:
Disponível em: https://blogdoaftm.com.br/chargeviolencia-contra-a-mulher-2/. Acesso em 11 jul. 2025.
Quanto ao texto II, está correta a seguinte afirmação:
- A A professora utiliza o verbo conjugar na 2ª pessoa do singular do modo imperativo.
- B Tanto Mariazinha quanto a Professora utilizam vocativos formais em suas falas.
- C A opção por pronomes retos femininos na terceira pessoa singular e plural feita por Mariazinha ao conjugar o verbo denunciar não foi intencional.
- D As desinências verbais utilizadas na conjugação feita pela estudante estão de acordo com a gramática normativa.
- E A fala da professora demonstra preconceito linguístico ao chamar a aluna de Mariazinha.