Questão 4 Comentada - Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) - Defensor Público (2022)

Afirma-se que há “ativismo congressual” quando
  • A o Poder Legislativo, na sua função de regulamentar os dispositivos constitucionais, dá interpretações criativas a tais dispositivos, que destoam dos limites semânticos da norma regulamentada.
  • B o Poder Legislativo age rapidamente a respeito de determinado comando constitucional, não havendo omissão que possa justificar eventual ativismo judicial.
  • C o Poder Legislativo exorbita sua esfera de ação, invadindo as atribuições do Poder Executivo ou do Poder Judiciário.
  • D o Poder Legislativo de um ente federativo exorbita sua esfera de ação, invadindo as atribuições de outros entes federativos.
  • E há reação legislativa frente a uma decisão do STF que declara a inconstitucionalidade de determinada lei ou norma.

Gabarito comentado da Questão 4 - Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) - Defensor Público (2022)

O ativismo congressual é uma reação legislativa a uma decisão judicial com o objetivo de reversão jurisprudencial. O Poder Legislativo, em sua função típica de legislar, não fica vinculado às decisões proferidas em ADI, ADC e ADPF. Isso também tem como finalidade evitar a "fossilização da Constituição". A reação legislativa é uma forma de "ativismo congressual" com o objetivo de o Congresso Nacional reverter situações de autoritarismo judicial ou de comportamento antidialógico por parte do ST...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium