Questão 19 Comentada - Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) - Técnico - Controle Externo - FCC (2012)

Uma empresa fabrica enfeites de Natal com a forma de esfera, todos de mesmo tamanho. Eles são acondicionados em embalagens cúbicas, que comportam oito enfeites. Nessas embalagens, cada enfeite fica encostado em outros três, além de tocar duas paredes e a tampa ou o fundo da embalagem. Se as embalagens forem reduzidas, mantendo a forma de cubo, de modo que cada aresta passe a medir metade do comprimento original, cada embalagem passará a comportar, no máximo,

  • A um único enfeite.
  • B dois enfeites.
  • C três enfeites.
  • D quatro enfeites.
  • E seis enfeites.

Gabarito comentado da Questão 19 - Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) - Técnico - Controle Externo - FCC (2012)

Temos, de acordo com o enunciado, uma caixa cúbica de dois "andares", cada um comportando 4 bolas, totalizando 8 bolas. Se reduzirmos cada aresta pela metade, o novo volume será (a/2)³ = a³/8. Como o volume original era a³, o novo volume corresponde a 1/8 do original. Portanto, só caberá 1/8 das bolas, ou seja, 1 bola. A resposta correta é a alternativa A.

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium