Cerveja sem álcool para dormir melhor
Estudo espanhol aponta que tomar uma garrafinha de cerveja na versão sem álcool ajuda a embalar o sono. O responsável por essa façanha é o lúpulo, planta que dá o tradicional amargor à cerveja. Segundo pesquisadores da Universidade de Extremadura, na Espanha, o ingrediente aumenta a atividade do neurotransmissor GABA, conhecido por diminuir a ação do sistema nervoso, daí o efeito sedativo. Eles comprovaram essa ação em um estudo com 30 jovens.
Durante 14 dias, o grupo tomou uma garrafa de 330 ml de cerveja sem álcool no jantar. A ingestão noturna é mais adequada para ter um impacto sobre o sono, ensina Rafael Bravo, um dos autores da investigação. Ao final do período, a loura gelada não decepcionou: os estudantes passaram a dormir melhor.
A tradicional não vale, apesar de ter lúpulo, a cerveja normal não surtirá o mesmo efeito. Rafael Bravo diz que, se consumido à noite o álcool pode interromper o ciclo do sono: "É que as pessoas costumam ficar mais ativas depois que o ingerem", afirma. Para evitar mexe-mexe, a dica do pesquisador é beber uma dose na hora do almoço ou então cerca de duas horas antes de cair na cama.
Disponível em: www.vida-saudavel-e-
ativa.webnode.com/products/cerveja-sem-alcool-para-melhorar
qualidade-do-sono/
Segundo o texto, é correto afirmar:
- A A cerveja pode substituir os remédios para dormir.
- B A cerveja sem álcool pode interromper o ciclo do sono.
- C A cerveja tradicional não faz o mesmo efeito, mas o álcool também ajuda embalar o sono.
- D A cerveja tem o lúpulo, que atua para aumentar a atividade do neurotransmissor GABA.