Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC) - Professor - Segundo Professor - Prova 3 (2015) Questão 38

Com base nos conceitos de deficiência assumidos na Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina, assinale com as afirmações verdadeiras e com as falsas.

(  ) A deficiência não pode ser compreendida como a expressão da totalidade do indivíduo, mas sim da interação entre a pessoa com deficiência e o contexto histórico cultural.

(  ) Deficiência física é somente a alteração completa de um ou mais segmentos do corpo humano.

(  ) Cegueira é a perda total ou o resíduo mínimo de visão que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.

(  ) É considerada deficiência múltipla quando duas ou mais deficiências primárias estão associadas, sejam elas na área mental, visual, auditiva ou física, com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa.

(  ) A deficiência mental se caracteriza como comprometimento cognitivo relacionado ao intelecto teórico (capacidade para utilização das formas lógicas de pensamento conceitual), que pode também se manifestar no intelecto prático (capacidade para resolver problemas de ordem prática de modo racional), que ocorre no período de desenvolvimento, ou seja, até os 18 anos de idade.



A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A F - V - F - V - F
  • B V - F - V - V - V
  • C V - F - V - F - V
  • D V - V - F - F - F
  • E F - F - F - V - V