De acordo com o que está descrito na Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.223/09, é correto afirmar emrelação às estimativas contábeis que:
- A uma diferença entre o desfecho da estimativa contábil e o valor originalmente reconhecido ou divulgado nas demonstrações contábeis representa uma distorção nas demonstrações contábeis. Este é, especialmente, o caso para estimativas contábeis do valor justo.
- B não é objetivo do Auditor obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre se as estimativas contábeis, registradas ou divulgadas nas demonstrações contábeis, são razoáveis, exceto aquelas estimativas de valor justo.
- C o objetivo da mensuração de estimativas contábeis pode variar dependendo da estrutura de relatório financeiro aplicável e do item financeiro que está sendo relatado.
- D oAuditor não necessita obter entendimento sobre como a administração identifica as transações, eventos e condições que podem gerar a necessidade de reconhecimento ou divulgação de estimativas contábeis.
- E o Auditor deve revisar o desfecho das estimativas contábeis incluídas nas demonstrações contábeis do período anterior e essa revisão visa questionar se os julgamentos feitos nos períodos anteriores foram baseados em informações disponíveis na época.