Questão 1 Comentada - Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC-SP) - Delegado de Polícia - VUNESP (2014)

A Constituição poderá ser emendada mediante proposta

  • A de governador da Unidade da Federação.
  • B de mais da metade das Câmaras Municipais, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
  • C do Presidente da República, mediante representação popular, manifestada por apoio de partido político sem representação no Congresso Nacional.
  • D de dois terços, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
  • E de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

Gabarito comentado da Questão 1 - Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC-SP) - Delegado de Polícia - VUNESP (2014)

O art. 60 da CF/88 estabelece os legitimados para propor emendas à Constituição, sendo eles: I - um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - o Presidente da República; III - mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se cada uma pela maioria relativa de seus membros. Portanto, a alternativa correta é a E.

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium