No contexto da elaboração de Estudos de Viabilidade Técnico-Econômica-Ambiental (EVTEA) de rodovias, conforme diretrizes estabelecidas pela Publicação IPR-726 do DNIT, a análise de custos desempenha um papel fundamental na comparação entre diferentes alternativas de projeto. Um dos desafios dessa fase é garantir que os custos sejam devidamente estimados, considerando fatores técnicos, operacionais e ambientais.
Diante desse cenário, de acordo com essa publicação, considera-se que:
- A o custo de construção deve levar em conta a emissão de dióxido de carbono equivalente (CO₂e) dos veículos de passageiros ao longo da fase de operação;
- B os investimentos em obras temporárias para manutenção do tráfego durante a construção são classificados nos custos de infraestrutura operacional da rodovia;
- C os custos de manutenção são estimados com base nos valores médios publicados pelos fabricantes dos veículos, assegurando maior precisão nos cálculos;
- D o custo de conservação abrange os serviços de rotina e na pista de rolamento, com previsão de execução dentro de um horizonte geralmente fixado entre 10 e 20 anos;
- E a metodologia HCM (Highway Capacity Manual) pode ser utilizada para o cálculo do custo de operação dos veículos, fornecendo parâmetros de desempenho do tráfego rodoviário.