Questão 4 Comentada - Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) - Arquivista - UFU-MG (2018)

O grande problema é que a realidade da educação escolar praticamente "estacionou" nesse modelo padronizante há mais de um século, tornando-se quase impermeável à realidade das mudanças que têm ocorrido no mundo. Conforme Mantoan(1997), muitas são as razões que explicam a impermeabilidade entre ambas; uma delas, sem dúvida, é a rigidez dos sistemas de ensino escolares, que se mantêm fechados, esclerosando-se, pouco a pouco, pelo entupimento de seus canais de comunicação com o mundo exterior [...]

Fonte: http://www.galvaofilho.net/comunica.pdf Acesso em: 18/10/2018

O excerto do artigo científico faz uma análise da educação escolar por meio de analogia.

O uso desse recurso linguístico objetiva evidenciar um quadro dramático do sistema escolar que

  • A pode sofrer um infarto por excesso de informações advindas da sociedade conectada.
  • B pode esclerosar-se pela decadência de seus agentes que desviam seus recursos financeiros.
  • C pode levar à falência múltipla de seus órgãos vitais devido à falta de oxigenação de ideias da atualidade.
  • D pode enrijecer seus canais de comunicação para se tornarem permeáveis à realidade do mundo exterior.