Questão 9 do Concurso Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (SESI-DF) - Técnico - Educação - CETRO (2013)

Marina é vista como uma aluna indisciplinada na escola em que estuda. Ela trata os professores desrespeitosamente, não cumpre as regras e não demonstra interesse em realizar as atividades propostas. A equipe gestora e seus professores já conversaram diversas vezes com o pai da aluna, que é o único responsável por ela, uma vez que Marina não convive com a mãe ou com outro membro familiar. O pai queixa-se de que está presente na escola somente em momentos em que sua filha está envolvida em conflitos, e a escola aponta que não está preparada para lidar com situações tão acentuadas de indisciplina e “falta de limites”. Nesse sentido, sobre a participação da família na escola e na vida escolar, pode-se afirmar que

  • A o trabalho de parceria com a família deve ser intencional, planejado e ocorrer no coletivo, mediante a articulação de diferentes atores da organização, na complexidade e na dinamicidade das relações.
  • B a parceria escola-família não deve ser explicitada no projeto político-pedagógico, uma vez que ocorre, necessariamente, em todas as unidades escolares.
  • C as ações coordenadas de parceria escola-família, quando se pretendem transformadoras da situação vigente, devem considerar exclusivamente as configurações familiares atuais.
  • D na pós-modernidade, a tendência é que as escolas sigam o modelo racional, que promove a aproximação com as famílias e as corresponsabiliza pela educação e pela formação global de seus filhos, o que favorece a cogestão.
  • E a participação dos pais na escola deve ocorrer somente no âmbito coletivo para a efetivação da parceria e do estabelecimento de metas de curto a longo prazo.