A floresta de Itaboraí
Cortado por estradas que dão acesso à Serra Fluminense e à Região dos Lagos, o município de Itaboraí, a 50 quilômetros do Rio, passava despercebido aos viajantes. Em 2006, no entanto, teve início uma reviravolta, com o anúncio da construção do complexo petroquímico do Comperj. Orçado em 36 bilhões de reais, o empreendimento capitaneado pela Petrobras já desponta na paisagem com suas enormes chaminés, mas outra transformação, ainda pouco visível, está em pleno andamento. Trata-se do plantio de 4 milhões de mudas, englobando 84 espécies da Mata Atlântica, para formar um gigantesco cinturão paisagístico em torno do parque fabril. [...].
Para viabilizar a iniciativa, foi preciso construir um viveiro florestal de 11.000 metros quadrados, onde a cada seis meses são cultivadas 300.000 mudas. Cerca de 170 trabalhadores se revezam para garantir a dosagem correta de sol, água e nutrientes necessários ao crescimento das várias espécies, assim como o controle de pragas. [...].
Criar cinturões de natureza em torno de grandes fábricas é uma tendência mundial, como forma de atenuar os danos ambientais, com impacto circunscrito à região. No caso do Comperj, a inspiração veio da cidade indiana de Jamnagar, onde nos anos 90 se instalou a terceira maior refinaria de petróleo do mundo.Ao redor do complexo, um projeto pioneiro criou o maior cinturão industrial verde do planeta, somando atualmente 650.000 hectares. Credita-se ao parque, que abriga a maior plantação de manga da Ásia, a redução de 2 graus em média na temperatura local. Esse tipo de cerco traz ainda outro benefício, que é a filtragem dos poluentes emitidos. Ao realizarem a fotossíntese, as plantas transformam o gás carbônico, principal responsável pelo aquecimento global, em oxigênio puro. O mutirão ecológico de Itaboraí também tem um paralelo na história carioca. Assim como o município fluminense, o Maciço da Tijuca encontrava-se em elevado grau de deterioração no século XIX. Com as terras exauridas pelo plantio intensivo de café e açúcar, as montanhas enfrentavam acelerado processo de erosão, enquanto a população do Rio via escassear suas fontes de água potável. Preocupado com a iminente crise de abastecimento na capital do país, o imperador dom Pedro II ordenou que a área fosse recuperada. Sob o comando do major Manuel Gomes Archer, o trabalho, iniciado em 1862, só terminou doze anos depois, período em que foram plantadas 80.000 mudas de espécies nativas.
[...] Com a urgência das questões ambientais e a preocupação com a sustentabilidade na ordem do dia do setor econômico, o cinturão verde mostra que é possível conciliar desenvolvimento e proteção do meio ambiente de forma equilibrada.
O binômio IMINENTE/EMINENTE caracteriza paronímia pelo fato de as duas palavras serem muito parecidas no som e na escrita, mas possuírem significados diferentes. Assinale a opção em que a lacuna deve ser preenchida com a primeira palavra sugerida na sequência.
- A Nesse período o solo costuma ____ toda a água da chuva. (absolver / absorver)
- B Ele sempre teve gosto ____ para vinhos. (acurado / apurado)
- C O funcionário não estendeu a mão, ignorando o ____ do chefe. (cumprimento / comprimento)
- D Como precisava sair mais cedo, pediu ____ das atividades da tarde. (despensa / dispensa)
- E Como aumento da ____, asmedidas econômicas precisariamser revistas. (infração / inflação)