TEXTO
LUTAS E CONQUISTAS FEMININAS
Os movimentos feministas influenciaram diversas conquistas importantes para a luta das mulheres pela igualdade de direitos e oportunidades. Nesse sentido, um campo de atuação muito significativo é o combate à violência contra a mulher, em que duas leis merecem destaque: a Lei Maria da Penha, de 2006, que elevou o rigor das penas para crimes contra cônjuges; e a Lei do Feminicídio, de 2015. O feminicídio pode ser entendido como:
[...] as agressões cometidas contra uma pessoa do sexo feminino no âmbito familiar da vítima que, de forma intencional, causam lesões ou agravos à saúde que levam a sua morte. (Mapa da Violência 2015, JulioJacoboWaiselfisz)
A existência de leis específicas para crimes contra mulheres expressa uma reação da sociedade brasileira à violência sofrida por muitas mulheres. Essa violência é bastante grave no país: em 2013, 4762 mulheres foram assassinadas.
Nos itens abaixo foram feitas substituições dos termos sublinhados por uma só palavra de valor semântico equivalente; a substituição inadequada é:
- A luta das mulheres / feminina.
- B igualdade de direitos / direitista.
- C rigor das penas / penal.
- D reação da sociedade / social.
- E campo de atuação / atuacional.