Questão 3 Comentada - Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) - Arquivista - UFU-MG (2018)

A escola e o ensino da leitura


Sandra Patrícia Ataíde Ferreira

Maria da Graça Bompastor Borges Dias

RESUMO. O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, como o mais valorizado e exigido pela sociedade. No presente artigo, primeiramente é discutida a necessidade de se proporem aos alunos atividades de leitura em que os estudantes possam evidenciar a ideia de que o significado do texto a ser construído depende tanto dos objetivos e das perguntas do leitor como da natureza do texto e de sua macro e superestrutura. Além disso, como insiste Solé, é importante e necessário que a criança aprenda a utilizar as estratégias de leitura usadas pelo leitor maduro a fim de que se torne também um leitor eficiente e autônomo. Depois, continuando com algumas evidências empíricas, são tratadas as estratégias de compreensão e o lugar dessas no processo de aprendizagem da leitura.

Palavras-chave: ensino de leitura; compreensão de leitura; escola.

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/%0D/pe/v7n1/v7n1a05.pdf Acesso em 18/10/2018.


O resumo do artigo científico apresentado tem por objetivo

  • A discutir sobre o aprendizado da leitura na escola no que se refere às metodologias de ensino e de aprendizagem.
  • B refletir sobre o aprendizado da leitura na escola como um problema decorrente da falta de evidências empíricas.
  • C entender como o acesso ao aprendizado da leitura deve ser valorizado na sociedade.
  • D avaliar a realidade do ensino de leitura para a criança na educação básica.