Questão 1 Comentada - Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO) - Analista Judiciário - Arquitetura - CESPE/CEBRASPE (2012)

O arquiteto e urbanista franco-suíço Le Corbusier é de tal modo importante no Movimento Moderno que seria incorreto não lhe reservar um papel de primeiro plano. É correto afirmar que o pensamento urbanístico de Le Corbusier

  • A reage contra a degradação dos centros históricos das cidades europeias provocada principalmente pela circulação de veículos.
  • B opõe-se ao funcionalismo como relação determinista entre forma e função.
  • C defende a cidade da época maquinista, em que estariam presentes as fábricas, as indústrias, os veículos etc.
  • D admite que os fenômenos da industrialização e do capitalismo promovem a degradação dos centros históricos das cidades.
  • E considera que as áreas públicas verdes, de modo geral, interferem de maneira negativa nas relações sociais e na convivência no bairro.

Gabarito comentado da Questão 1 - Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO) - Analista Judiciário - Arquitetura - CESPE/CEBRASPE (2012)

A alternativa correta é C. O pensamento urbanístico de Le Corbusier era profundamente entusiasta da era maquinista e industrial. Ele via a máquina, a indústria, a tecnologia e os veículos automotores como elementos positivos e fundamentais para a cidade moderna do século XX. Suas propostas, como o "Plano Voisin" para Paris e a "Ville Radieuse", celebravam esses elementos, organizando a cidade em zonas funcionais separadas (como distritos industriais e de negócios) e priorizando amplas vias de...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium