Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IF-RR) - Professor - Ciências Sociais (2015) Questão 12

O fato novo que orientava a reflexão de um conjunto de intelectuais, entre eles Comte, no início do século XIX, é a indústria. Os observadores da época percebiam que algo de original estava acontecendo em relação ao passado. Podemos afirmar que, para Comte:

  • A a oposição entre empresários e operários era secundária, pois era reflexo da má organização da sociedade industrial e poderia ser corrigida por meio de reformas, sendo episódios superficiais.
  • B economistas liberais como Marx eram metafísicos, quando se esforçaram para consider fenômenos de economia política separados da materialidade do setor social.
  • C a oposição entre empresários e operários seria central e conduziria a crises cíclicas, cuja saída seria a constituição de uma sociedade plenamente positiva e socialista, cujo remédio e saída seria a aplicação da ciência no processo de organização do trabalho.
  • D existe um desejo de construir um tipo de sociedade justa, igualitária e fraterna, no marco da Revolução Francesa, ao entender que os problemas sociais que abalavam as estruturas da época relacionavam-se com a forma como a riqueza, produto do trabalho, era apropriada pelas classes sociais.
  • E a produção industrial, que levou à concentração de massas de trabalhadores nas cidades, seria o cerne de um tipo de sociedade radicalmente diferente no contexto da modernidade, cuja explicação deveria ser positiva, levando em consideração a dinâmica politécnica organizadora, presente nos opúsculos e cursos de Filosofia Positiva, que prezem pelo estado metafisico como a última fronteira de explicação da sociedade.

Encontre mais questões

Voltar