Questão 4 Comentada - Prefeitura Municipal de Cascavel - Professor Temporário (2022)

Texto-base para a questão:


          [...] Capozzoli (2001) afirma que, desvinculada da linguagem oral, a escrita não teria razão de ser, assim como os objetos e os fenômenos culturais não teriam sentido na ausência do ser humano. Como qualquer fenômeno da cultura, a linguagem é um produto da ação humana, além de ser um suporte simbólico dessa ação, que torna possível a representação tanto do mundo no e sobre o qual agem os seres humanos quanto também a representação que esses têm de sua ação e de si como sujeitos dessa atividade.

          Entende-se, desse modo, que o surgimento da linguagem se deu por intermédio das relações de trabalho, devido à necessidade de comunicação e de interação com o outro. A princípio, essa interação era baseada nos movimentos e gestos exigidos durante o desenvolvimento da ação produtiva, passando, posteriormente, à linguagem sonora articulada.

       De acordo com Leontiev (1978), o nascimento da linguagem só pode ser compreendido com relação à necessidade oriunda do trabalho e do imperativo de interação entre os sujeitos nas diferentes esferas da atuação humana.

       Desse modo, o bem mais precioso que a escola pode oferecer aos seus alunos é o acesso ao mundo letrado, o que só é possível por meio da alfabetização. Conforme preconizam os documentos oficiais (BRASIL, 2017; PARANÁ, 2018), a alfabetização precisa ser assegurada nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, para que, com o domínio do sistema de escrita alfabética, o aluno possa continuar ampliando seus conhecimentos linguístico-discursivos e culturais por meio do uso da linguagem.

     Aprofundando a compreensão sobre as relações da linguagem e de seus usos, Bakhtin/Volochínov (2004[1929]) afirma que a linguagem se configura como lugar de produção de relações sociais em que os falantes se tornam sujeitos. Constitui-se, ainda, como uma forma da ação sobre o outro e sobre o mundo, sendo marcada por um jogo de intenções e de representações, configurando-se, portanto, como algo inacabado que se atualiza no contexto sócio-histórico e ideológico, o que lhe confere uma dimensão interlocutiva e dialógica.

[...]

[Fonte: CASCAVEL. Secretaria Municipal de Educação. Currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel - Volume 2: Ensino Fundamental. Cascavel: SEMED, 2020. p. 347-348. (com alterações)]


Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos elementos apresentados no 4º parágrafo.

  • A Os termos “bem”, “escola” e “alfabetização” são substantivos. O primeiro explicita uma avaliação do(s) produtor(es) do texto, já que qualifica positivamente a expressão “o acesso ao mundo letrado”.
  • B Os termos “precioso”, “letrado” e “oficiais” são adjetivos. Enquanto o primeiro explicita uma avaliação por parte do(s) produtor(es) do texto, os dois últimos têm função descritiva.
  • C As expressões “ao mundo letrado” e “do sistema de escrita alfabética” complementam dois substantivos: “acesso” e “domínio”, respectivamente.
  • D O verbo ‘preconizar’, que explicita o discurso de outrem, poderia ser substituído, sem alteração de sentido, por ‘recomendar’, ‘alertar’ ou ‘denunciar’.
  • E A expressão “o que” tem função coesiva e retoma o que se disse na oração anterior, sendo “o” classificado como um pronome.