Desde que ingressou na escola, Fabrício apresentou baixo rendimento escolar, em especial nas disciplinas de matemática e línguas.
Aos nove anos, não apresenta qualquer evidência de deficiência intelectual, nem dislexia ou discalculia. Fabrício é um garoto afetuoso, inquieto, que mostra uma hiperatividade com comportamentos impulsivos e imotivados, incompatíveis com a idade cronológica. Tanto que, da escola, vem sempre um bilhetinho. Até que um dia a supervisora pedagógica recomendou uma avaliação clínica do menino.
Sobre o caso narrado, assinale a opção que apresenta a abordagem mais recomendável.
- A Iniciar Metilfenidato em monoterapia de uso contínuo, duas vezes ao dia.
- B Associar metilfenidato com carbamazepina.
- C Inicialmente, avaliação e abordagem psicopedagógica associada à psicoterapia e, se ainda necessário, associação de psicoestimulante.
- D Iniciar Lisdexanfetamina em monoterapia, de uso contínuo.
- E Não se cogita, em momento algum, de farmacoterapia.