De modo a propor um debate contemporâneo com seu estudantes do 2º ano do Ensino Médio, uma professora de Filosofia apresenta uma reportagem sobre o uso de reconhecimento facial em escolas públicas para fins de segurança. Alguns estudantes se mostram entusiasmados com a aplicação da tecnologia, enquanto outros demonstram preocupação com possíveis abusos e perda de privacidade. A professora aproveita o debate para introduzir uma questão filosófica: “Toda inovação científica deve ser adotada simplesmente porque é possível?”
Qual aprendizado a professora busca promover em seus estudantes com a atividade planejada?
- A Compreender as leis científicas como verdades independentes dos fatores históricos e sociais.
- B Problematizar a crença no progresso científico como neutro e necessariamente benéfico.
- C Reconhecer o desenvolvimento tecnológico como uma resposta definitiva aos problemas sociais e humanos.
- D Analisar as diferenças conceituais entre ciência aplicada e ciência básica no contexto escolar.
- E Valorizar a ciência como única forma legítima de conhecimento na contemporaneidade.