Questão 1 Comentada - Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulínia - São Paulo (PauliPrev - SP) - Procurador Autárquico - VUNESP (2018)

No que se refere ao mandado de injunção, é correto afirmar que

  • A sem prejuízo dos efeitos já produzidos, a decisão poderá ser revista, a pedido de qualquer interessado, quando sobrevierem relevantes modificações das circunstâncias de fato ou de direito.
  • B a norma regulamentadora superveniente produzirá efeitos ex tunc em relação aos beneficiados por decisão transitada em julgado, salvo se a aplicação da norma editada lhes for menos favorável.
  • C estará prejudicada a impetração se a norma regulamentadora for editada antes da decisão, caso em que o processo será extinto com resolução de mérito.
  • D o indeferimento do pedido por insuficiência de prova impede a renovação da impetração.
  • E a decisão terá eficácia objetiva limitada às partes e produzirá efeitos mesmo após o advento da norma regulamentadora.

Gabarito comentado da Questão 1 - Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulínia - São Paulo (PauliPrev - SP) - Procurador Autárquico - VUNESP (2018)

Vamos analisar as alternativas: A: correta. A alternativa reproduz o caput do art. 10 da Lei n. 13.300/16, sem nenhuma mudança. B: errada. Na verdade, o art. 11 da Lei n. 13.300/16 indica que a norma regulamentadora superveniente produzirá efeitos ex nunc em relação aos beneficiados por decisão transitada em julgado; além disso, o artigo permite a aplicação da norma editada aos beneficiados por decisão transitada em julgado se a nova norma lhes for mais favorável. C: errada. O parágrafo único...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium