A ARBORIZAÇÃO URBANA EM CIDADES COMPACTAS
Claudio Bernardes
Engenheiro civil e vice-presidente do Secovi-SP,
A Casa do Mercado Imobiliário
As condições microclimáticas diurnas são afetadas especialmente pela radiação solar, e o microclima em áreas específicas das cidades tem efeitos bastante perceptíveis, sobretudo no que diz respeito ao conforto térmico. [...]
A aplicação de soluções baseadas na natureza nas cidades, para mitigar os efeitos nocivos do superaquecimento urbano, e tornar as cidades mais resilientes às ondas de calor, ganhou a atenção de urbanistas e pesquisadores nas últimas décadas.
Neste contexto, projetos de arborização viária apropriadamente elaborados podem tornar-se ferramentas úteis para planejar o clima da vizinhança, resolvendo as interações entre edifícios, árvores, sistema viário e atmosfera. [...]
Adaptado de:
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/claudiobernardes/2024/02/a-
arborizacao-urbana-em-cidades-compactas.shtml. Acesso em: 23 fev. 2024.
No último parágrafo do texto,
- A a expressão “podem tornar-se” pode ser substituída por “tornam-se” sem que isso altere a semântica original do excerto.
- B o pronome átono pode ser anteposto ao verbo “tornar” sem que isso gere prejuízo sintático ao excerto
- C o verbo “podem” é um auxiliar acurativo com a função de determinar com mais rigor os aspectos do momento da ação verbal.
- D o termo “apropriadamente”, por ser um advérbio, pode ser movido para o início da oração sem que isso gere incorreção gramatical ou modifique o sentido original do excerto.
- E A palavra “arborização” apresenta também outra grafia possível na norma-padrão: “arvorização”.