Questão 16 Comentada - Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBM-MS) - Oficial Bombeiro Militar - IDECAN (2022)

Em seu primeiro dia na tropa, Carlos recebeu um trote e ficou completamente inconsciente após ingerir drogas que foram maliciosamente adicionadas na sua garrafa de água. Por conta de tal situação, Carlos tirou a roupa e praticou diversos crimes militares. Nesse caso, com base nas disposições do Código Penal Militar, é possível afirmar que Carlos é considerado:

  • A inimputável em razão de embriaguez completa e fortuita.
  • B partícipe dos crimes militares.
  • C autor dos crimes militares.
  • D semi-imputável.
  • E inimputável em razão de abalo mental.

Gabarito comentado da Questão 16 - Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBM-MS) - Oficial Bombeiro Militar - IDECAN (2022)

A questão aborda a inimputabilidade por embriaguez, conforme o Código Penal Militar (CPM). Na situação descrita, Carlos, ao ingerir substâncias sem seu conhecimento, ficou completamente inconsciente. A embriaguez foi causada por um evento fortuito, configurando uma situação em que Carlos não teve culpa. Analisando o Art. 49 do CPM, que trata da inimputabilidade por embriaguez, percebemos que o agente que, por embriaguez completa proveniente de caso fortuito ou força maior, era, ao tempo da aç...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium