Conflito significa a existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos e colidentes que podem se chocar. O conflito é condição geral do mundo animal. O ser humano sobressai-se dentre os animais pela capacidade de atenuar o conflito, embora nem sempre possa eliminá-lo. A sociedade e a civilização – Requisitos básicos da vida humana – são viáveis graças ao grau de congruência de objetivos entre as pessoas por meio de mecanismos ou regras que imponham ordem e acomodação. A Visão Interacionista entende que os conflitos:
- A Devem ser encorajados, pois o ambiente totalmente harmonioso e pacífico torna-se também apático e incapaz de ajustar-se ao ambiente e inovar.
- B Podem assumir duas dimensões: assertividade (o grau no qual se buscam satisfazer os próprios interesses) e cooperação (o grau no qual se buscam satisfazer os interesses da outra parte).
- C Devem ser encorajados apenas em situações de alta instabilidade organizacional.
- D Não são necessariamente ruins, podendo ter um potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho a ser atingido pelo grupo.
- E São sempre prejudiciais à organização, devendo ser evitados.