Questão 52 do Concurso Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Técnico - Restauração - UFES (2014)

A acidez é um dos agentes que mais afetam os acervos bibliográficos, amarelecendo as folhas, tornando-as frágeis e quebradiças. Para proceder à desacidificação de livros, deve-se
  • A apoiar as folhas sobre lâmina de poliéster e papel mata-borrão; efetuar uma limpeza superficial com trincha macia e medir o pH; tratar as folhas, pulverizando o desacidificador, de duas em duas, devido ao alto custo do produto. Decorridos alguns dias de atuação do produto, voltar a medir o pH.
  • B apoiar as folhas sobre lâmina de poliéster e papel mata-borrão; efetuar uma limpeza superficial com trincha macia e medir o pH; tratar as folhas, pulverizando o desacidificador sobre a superfície de cada página. Não se faz necessário voltar a medir o pH, pois a utilização do produto garante os resultados.
  • C apoiar as folhas sobre lâmina de poliéster e papel mata-borrão; efetuar uma limpeza superficial com trincha macia e medir o pH; tratar as folhas, pulverizando o desacidificador sobre a superfície de cada página. Decorridos alguns dias de atuação do produto, voltar a medir o pH.
  • D apoiar as folhas sobre lâmina de poliéster e papel mata-borrão; medir o pH e imediatamente tratar as folhas pulverizando o desacidificador. Nessa operação, não se faz necessário efetuar uma limpeza superficial com trincha macia, pois o produto para desacidificar garantirá também uma limpeza. Decorridos alguns dias de atuação do produto, voltar a medir o pH.
  • E apoiar as folhas sobre lâmina de poliéster e papel mata-borrão; efetuar uma limpeza superficial com trincha macia. Não se faz necessário medir o pH, pois a tonalidade amarelada já garante que o papel está acidificado; tratar as folhas, pulverizando o desacidificador sobre a superfície de cada página. Decorridos alguns dias de atuação do produto, medir o pH.