Considere as seguintes ideias de Paulo Freire:
- A educação não transforma o mundo; A educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo;
- Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção;
- Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.
LIBÂNEO, José Carlos. A organização e a gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2007. p. 324. Adaptado.
As frases acima evidenciam a compreensão de que
- A a educação não é redentora e nem tampouco reprodutora das questões sociais, mas não há neutralidade no ato de educar.
- B para mudar uma sociedade, a educação é uma ferramenta dispensável, pois ela não consegue transformar o mundo.
- C o conhecimento é transmitido por pacotes, considerando-se que as aprendizagens ocorrem por construção.
- D a construção de uma pedagogia libertária é indispensável, visto que uns ensinam e outros aprendem.
- E a prática educativa tem poder limitado, sendo indiferente aos problemas sociais e futuros da educação.